O som do coração

Um menino. Um sonho. A música.

Patrick Romão
2 min readJun 22, 2018

A sensibilidade com os sons externos é tratado de forma quase que divina. De forma comparativa, ela está para o filme como "A força" está para Star Wars.

A música é um recurso narrativo utilizado nos filmes para dar preenchimento às cenas. A escolha acertiva de uma trilha ajuda no entendimento dos sentimentos dos personagens, trabalhando a empatia do público para com as personas. Em "O som do coração" não poderia ser diferente.

O filme conta a história de Evan Tayler, um garoto crescido em um orfanato que tem o sonho de conhecer os pais biológicos, acreditando que isso só ocorrerá seguindo seu dom natural com a música.

A percepção da música para Evan é algo muito intrínseco ao garoto. A sensibilidade com os sons externos é tratado de forma quase que divina. De forma comparativa, ela está para o filme como "A força" está para Star Wars.

Desta forma, a música deixa de ser apenas um elemento de composição e passa a se tornar um personagem invisível, subvertendo a estrutura narrativa tradicional. É ela quem conduz o enredo, levando o protagonista a tomar as decisões que gerarão os conflitos que moverão a história.

O destaque do filme vai para Freddie Highmore, como o protagonista Evan Tyler e, claro, para Robin Williams, como Maxwell Wallace, o empresário fracassado e fanfarrão que explora do talento musical das crianças das ruas de Nova York em situação de vulnerabilidade. Os momentos em que Highmore e Williams contracenam demonstram a relação de inocência e medo infantil com a exploração e maldade do mundo adulto, trunfo esse do roteiro de Nick Castle e James V. Hart.

Tratando sobre o roteiro, existem alguns pontos fracos aqui. Diversas vezes, você se depara se questionando se, em uma situação real, tais acontecimentos realmente ocorreriam, o que faz perder um pouco do envolvimento, se distanciando e lembrando que o que se está vendo é apenas um filme, nada mais. Porém, isso é deixado de lado ao se entender a licença poética a qual o roteiro se propõe chegar.

Muito além de um filme sobre música, "O som do coração" é sobre desencontros, família e sonhos, sobre acreditar e buscar os mesmos. É um filme consciente da razão de sua existência e que sabe aonde quer chegar. Mesmo que explorando alguns clichês previsíveis, consegue conquistar o público que quer apenas sentar e apreciar um bom drama familiar.

--

--

Patrick Romão
0 Followers

24 anos | Estudante de Jornalismo | Sorocaba, SP - Brasil |