A visita (The visit)
Suspense, terror e Shyamalan: A fórmula do sucesso!
Se você o que você procura é um suspense investigativo que te prenda do começo ao fim sem deixar a peteca cair, o filme que você procura é A Visita (The visit)
Dois irmãos, Becca e Tyler, frutos de uma relação complicada de paixões adolescentes e conflitos familiares, visitam os avós que nunca conheceram. Nessa visita começam a reparar em comportamentos estranhos dos avós e passam a investigá-los.
O filme é dirigido por M. Night Shyamalan. Se você não se lembra, é dele a direção dos filmes “Corpo Fechado” (Unbreakable), “Fragmentado” (Split) e “Vidro” (Glass) (Que estreará em 2019), filmes esses muito elogiados pela crítica e bem recebidos pelo grande público. Esse diretor tem como grande característica o desenvolvimento de situações de suspense em uma escala crescente durante os filme, resultando em grandes reviravoltas.
Em A Visita, embora seja uma produção de menor destaque do que os filmes citados anteriormente, o diretor não faz por menos e entrega um resultado surpreendente. Embora existam momentos clichês de susto, o suspense e terror são criados a partir de elementos do próprio filme e não de coisas exteriores que tradicionalmente trazem medo às pessoas, como palhaços ou artigos religiosos. Isso é um grande trunfo, pois se apoiar no próprio filme para gerar momentos de medo é algo mais complexo e desafiador.
Esse filme de 2015 é montado numa espécie de documentário em primeira pessoa, algo muito parecido com filmes de suspense e terror como “A Bruxa de Blair” (Blair Whitch) e “Atividade Paranormal” (Paranormal Activity). Becca e Tyler, preparam um documentário de sua viagem e é a partir do ponto de vista das câmera utilizadas pelos protagonistas que acompanhamos os acontecimentos. Isso cria uma conexão emocional dos personagens para com o público que se sente presente nas mesmas situações e compartilha dos mesmos sentimentos: medo, segurança, aflição, alívio, terror… São sensações que te prendem e faz buscar alternativas para solucionar os problemas junto com os protagonistas.
Embora com algumas ressalvas em relação a como alguns acontecimentos se desenvolvem para se chegar ao clímax, é um filme de tirar o fôlego que a todo momento se busca junto com os personagens pistas para desvendar os mistérios. Se o que você procura é um bom filme de suspense, pode apostar seu precioso tempo em A Visita: tem disponível na Netflix e são uma hora e meia de filme bem investida. Vale cada minuto!